CURSO CUIDADOR DE IDOSOS EM ITABUNA

O curso de cuidador de idosos do IMG Cursos, capacita profissionais para zelarem pela integridade física, psicológica e pelo bem-estar de idosos em casa, casas de repouso e em clubes da terceira idade ou para atuarem como acompanhantes particulares. No curso, são abordados tópicos como postura e ética profissional, alimentação e higiene do idoso, uso de materiais de apoio como cadeiras e barras de segurança, lazer e integração social do idoso, primeiros socorros, ações de emergência, manejo postural  do idoso, noções de uso de aparelhos e as principais patologias que podem acometer o idoso e suas características.

Público-alvo
O curso de cuidador de idosos, ao contrário do que o senso comum indica, não é recomendado apenas para profissionais da área da saúde. O curso pode ser feito por pessoas vinculadas ou não a essa área. No geral, ele pode ser feito tanto para fins profissionais, visto que é um setor que está em plena expansão, quanto para fins pessoais, como é o caso de quem tem familiares idosos e não quer pagar por esse tipo de serviço. Não há uma exigência de escolaridade, mas recomenda-se que se tenha certo perfil psicológico compatível com a função, pois cuidar de idosos, como se sabe, não é algo fácil.

Perspectivas no mercado de trabalho
O mercado de trabalho para cuidadores de idosos está em alta, sobretudo, se considerando os estudos feitos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que apontam para um crescimento populacional brasileiro em ritmo acelerado. Segundo o instituto, no ano de 2008, para cada grupo de 100 crianças entre 0 a 14 anos, existiam 25 idosos (pessoas acima dos 65 anos), já para os próximos anos, até 2050, esse cenário mudará radicalmente, existindo cerca de 172 idosos para cada grupo de 100 crianças entre 0 a 14 anos. Nesse contexto, nota-se que além das vagas já existentes, há uma previsão de grande demanda de profissionais nessa área. Os cuidadores de idosos podem trabalhar na casa do cliente, casa de repouso, hospitais, centro de recuperação, além do temporário em seu domicilio. Nesse último caso, pode-se trabalhar em tempo integral ou mediante escala.

Média salarial
O salário inicial de um cuidador de idosos qualificado pode variar bastante de acordo com a jornada de trabalho exercida. Em muitos casos, os cuidadores que trabalham mediante escala de 12 x 36h podem garantir salários entre 800 a 1.500,00 reais. Já profissionais que se dispõe a cumprir jornadas integrais, dormindo na casa dos idosos, chegam a garantir salários que variam entre 2000 a 3000 reais, fora os benefícios que os são oferecidos.

Dicas

O conteúdo aprendido no curso de cuidador de idosos pode ser estendido a pessoas de qualquer idade que estejam enfermas, acamadas ou em alguma situação de risco ou fragilidade. Além disso,  com o curso, pode-se refletir sobre a importância do autocuidado.

Compartilhe :

veja também