Itabuna: Seja um Eletricista

A primeira ideia que temos ao ver a instalação elétrica de uma residência, é de algo extremamente complexo, um emaranhado de fios de vários calibres de várias cores indo e vindo em direções sem sentido algum, isto porque vemos o sistema como um todo, mas, ao fragmentar a instalação de cada componente elétrico, percebemos que o que ocorre é uma repetição do mesmo processo em toda parte dos cômodos. Nesta postagem estarei mostrando de maneira simples a instalação elétrica monofásica (uma fase) em uma residência, onde a palavra de ordem deve ser : "cuidado" e cuidado redobrado, uma vez que estamos mexendo com um elemento que pode ser mortal, pois com energia elétrica não se pode brincar.
O esquema a ser mostrado se refere ao padrão antigo onde ainda não se faz o uso do fio terra,(o fio neutro. deve ser de cor azul conforme norma (NBR5410) nesta postagem os fios não estão embutidos na parede para que se possa ter uma ideia de como funciona o esquema,certo de que em sua casa as tubulações ja estão devidamente prontas, vamos começar, tenha em mãos alicate normal e alicate de bico, fita isolante, chave de fenda, chave estrela, martelo e miguelões então... vamos começar.



DISTRIBUINDO OS FIOS DO PADRÃO DE ENERGIA PARA TODA A CASA


No geral os fios de alta tensão da rede são 4, de cima pra baixo, o primeiro é o neutro e os 03 debaixo são os fase ou seja passam energia por ele.


 
sua casa pega o primeiro e qualquer um dos fios debaixo
no mesmo esquema da rua, o de cima é neutro(que deve ser de cor azul conforme norma (NBR5410) e o de baixo é fase(corre energia) do padrão para a sua casa no geral existe essa peça de louça e o esquema ainda é o mesmo, o de cima é neutro e o debaixo é fase.
 
da peça de louça para dentro de sua casa, representando o fio vermelho para o fase e o amarelo para o neutro, geralmente o pessoal usa fios de bitola 6,mm para esses estalação.

Por enquanto vamos deixar esses dois fios ai quietinhos,o que iremos fazer primeiramente é expandir fios neutros e fase por toda a casa, entenda, todos os cômodos da casa precisa ter um fio fase e outro neutro, PARA EVITAR ACIDENTES CERTIFIQUE QUE A CHAVE DO PADRÃO ESTEJA DESLIGADA. Caso você tenha alguma duvida, use uma chave de teste em ambos os fios para ter certeza se está ou não passando corrente. Acompanhe imagens e video abaixo:
OBS: JAMAIS ENCOSTE FIO NEUTRO E FASE ISTO PODE GERAR UM CURTO CIRCUITO
 
você pode usar roldanas de plastico ou louça para esticar os fios
 
basta pregar nos caibros ou vigotas
 
sempre de duas uma paralela a outra

 
dois fios deverão ser esticados por todos os cômodos o de cima é neutro e o debaixo é fase, faça isso para você não se confundir.
 
todos os cômodos devem ter um fase e um neutro

Compartilhe :

veja também